quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tríduo para o Jubileu de Ouro do MCC do Brasil

O projeto consiste em um triduo preparatório utilizando o método VER, JULGAR, AGIR. A proposta é seguir as orientações do Documento de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil - Doc.87 da CNBB.

Será analisado as experiências pessoais de fé , vivência comunitária, formação bíblica- teológica e compromisso missionário.

Em 2009 foi realizado o VER, para uma avaliação do caminhar do MCC no Brasil, conhecer o verdadeiro rosto, anseios, dificuldades, pontos negativos e positivos, acertos e erros do movimento. Fazer um exame de
consciência no meio pessoal e comunitário: Como anda a nossa formação?

Nossa Escola? Estamos atingindo o objetivo principal? Estamos nos proporcionando um aprendizado reflexivo e atraente? Estamos assumindo verdadeiramente um compromisso missionário? Para este VER foi realizado uma pesquisa , tomando-se por base uma amostragem nacional,tornando-se fundamental.

De posse destes dados, 2010 será dedicado ao JULGAR, onde confrontaremos os dados de nossa realidade, com os modelos que deveriamos ter como verdadeiros: As nossas práticas cotidianas seguem os modelos de Maria e do Apóstolo Paulo? Na prática estamos vivendo o carisma e a espiritualidade do MCC? Nossa formação completa a dinâmica da vida moderna proporciona um conhecimento dos documentos da Igreja, do MCC e da sociedade?

Em 2011, passaremos ao AGIR, onde criaremos um Plano de Evangelização participativo, para ampliar a eficácia do MCC nas pequenas comunidades ambientais. Assim fortalecer o movimento como instrumento de evangelização.

Após este período, teremos o Ano Jubilar do MCC, com a realização do I Congresso do MCC do Brasil para AVALIAR E CELEBRAR todo o processo de preparação.

(Resumo e atualização do texto publicado na Revista Alavanca, dezembro de 2008/ janeiro e fevereiro de 2009.)






2 comentários:

  1. Ubiratan de Vasconcelos19 de junho de 2010 às 17:24

    Mateus,boa noite!Você está se tornando um verdadeiro repórter,isto é :"um porta voz do MCC. PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá irmãos decolores!!!
    Sou Carine jovem cursilhista do Ged de Estância- Sergipe e gostaria de manter contato com algum jovem, para trocamos informações sobre o encontro que vcs realizarão aí,nós aqui no Ged também realizaremos o nosso VII encontro.
    Obrigada Carine
    É HORA DE CELEBRAR!!!!!

    ResponderExcluir