quinta-feira, 24 de junho de 2010

SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista, daquele que anunciou a chegada do Messias.

Foi considerado Santo antes mesmo de nascer. É chamado de “Batista” por ter batizado as pessoas com água e ter pregado a conversão e penitência.

São João Batista, primo de Jesus foi também seu precursor, ou seja, o último dos profetas que vieram antes do Cristo.

Filho de Zacarias e Isabel, já em idades avançadas, teve seu nascimento também anunciado por um anjo ao seu pai que estava servindo no Templo.

Ainda no ventre de sua Mãe, recebeu a visita de Nossa Senhora, que viera auxiliar nas tarefas, afinal Isabel, sua parenta, já tinha idade avançada. Nossa Senhora permaneceu com eles, provavelmente, auxiliando nas atividades da casa.

Foi por ocasião desta visita que nós católicos temos hoje, na Ava Maria, a frase “Bendida sois vós entre as Mulheres e Bendito é o Fruto do Vosso Ventre.”, frase dita por Isabel ao receber Maria.

João não possuía riquezas, vivia no deserto, se alimentando de mel e gafanhotos. Trajava-se de peles e pregava a conversão em preparação à vinda do Cristo. Pregava a conversão e o arrependimento pelos pecados, mesmo pelas autoridades. Note-se que não se tratava de pecados sociais, mas falava ao rei por ter tomado a esposa de seu irmão. Foi este o motivo de sua morte.

Deste santo homem, Jesus mesmo afirmou que dos nascidos de mulher não existe nenhum maior que ele.

Durante suas pregações, recebeu mais uma vez a visita de Jesus, que também viera para ser batizando por ele. Sabendo que seu batismo era feito em sinal de arrependimento e conversão, recusava-se a batizar Jesus, visto que sendo Deus não possuía pecado a ser perdoado.

Ao ver o Senhor, afirmou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

Após o Batismo viu o céu se abrir e descer sobre o Cristo o Espírito Santo em forma de pombo, e escutou a voz do Senhor dizer: "Este é meu Filho amado".

Suas pregações provocaram sua prisão e posteriormente seu morte.

ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

São João Batista, fostes a voz que clamou no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo".
São João Batista, rogai por nós.

Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
São João 1:19-23)

São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, precursor do Messias, rogai por nós.
São João, alegria do povo, rogai por nós.

" Ai de mim se eu não Evangelizar !"
( 1 Cor. 9,16 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário