quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O que importa é ser uma nova criatura

Irmãos em Cristo, a Paz do Senhor Jesus Cristo!
Na última Ultréia com Escola Vivencial , no último dia 29/11, aumentamos nosso conhecimento e formação com a presença e as belas palavras do amigo e assessor espiritual do MCC da Arquidiocese de Niterói, Pe. Dutra - trabalhando o tema São Paulo Apóstolo. Momento em que lembrou do lema da Campanha para a Evangelização.
Vamos ver:
Em Cristo somos novas criaturas”.
 
Este é o lema da Campanha para a Evangelização que começou no domingo, 21/11, em todas as dioceses do Brasil. Aprovada pela 35ª Assembléia Geral da CNBB em 1997, a Campanha tem como objetivo arrecadar fundos para a sustentação do trabalho de evangelização da Igreja no Brasil.

A Campanha da Evangelização é realizada durante o advento e termina no dia 12 de dezembro. Nas celebrações deste dia é feita uma coleta em todas as paróquias e comunidades eclesiais.

“A Campanha para a evangelização, além de estar em perfeita harmonia com o espírito do tempo do Advento, também tem a finalidade de angariar fundos que garantam a continuidade da obra evangelizadora em nosso país”, explica o presidente da Comissão da CNBB responsável pela Campanha, dom Raymundo Damasceno Assis.

“Com o resultado da coleta nacional para a evangelização, não só realizamos a manutenção da CNBB nacional e regional e a realização de seus trabalhos, como também financiamos projetos evangelizadores em todo o território nacional”, acrescenta dom Damasceno.Com o tema “Encarnação e nova criação”, a Campanha deste ano traz como uma das novidades um texto-base que aprofunda o lema “Em Cristo somos nova criatura”. O texto dá, também, orientações para a organização e animação da Campanha nas dioceses e paróquias.

Segundo o texto-base, ao propor este tema e lema, que estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade do próximo ano, a Campanha visa “despertar nos fiéis a relação entre fé e vida, através da conscientização sobre a responsabilidade diante da vida no planeta como elemento essencial para a realização do trabalho evangelizador a fim de que, pela palavra, pela ação e pela doação pessoal e material, todos contribuam de maneira mais efetiva para a ação evangelizadora da Igreja”.

"Quem sou eu em Cristo?"

De acordo com 2 Coríntios 5:17: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; (criatura; ou criação) as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Há duas palavras gregas que são traduzidas “nova” na Bíblia. A primeira, neos, refere-se a algo que acabou de ser feito, mas há muitos outros em existência exatamente iguais. A palavra traduzida nova nesse versículo é a palavra Kainós, a qual significa algo que acabou de ser criado e que não existe nada igual. Em Cristo, somos uma criatura completamente nova, assim como Deus criou os céus e a terra originalmente – Ele os criou do nada, e assim o faz conosco. Ele não simplesmente purifica o nosso velho ser; Ele cria um ser completamente novo, o qual passa a fazer parte de Cristo. Quando estamos em Cristo, somos “co-participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4). Deus, na pessoa do Seu Espírito Santo, passa a habitar em nossos corações. Estamos em Cristo e Ele em nós.

Quando estamos em Cristo e Ele em nós, somos regenerados, renovados e nascidos de novo, e essa nova criação se focaliza no espiritual, enquanto que a velha natureza se focaliza no carnal. A nova natureza está em comunhão com Deus, obediente à Sua vontade e dedicada ao Seu serviço. Essas são coisas que a velha natureza é incapaz de fazer ou de desejar fazer. A velha natureza é morta às coisas do Espírito e não pode se renovar. Na velha natureza, somos “mortos nos delitos e pecados” (Efésios 2:1), e ela só pode se tornar viva através de uma ressuscitação supernatural que acontece quando vimos a Cristo e somos habitados por Ele. Ele nos dá uma natureza nova e santa e uma vida incorruptível. Nossa velha vida, anteriormente morta para Deus por causa do pecado, está enterrada, e somos ressuscitados para que “andemos nós em novidade de vida” com Ele (Romanos 6:4).

Em Cristo, somos unidos a Ele e não mais escravos ao pecado (Romanos 6:5-6); somos vivos em Cristo (Efésios 2:5); conformados à Sua imagem (Romanos 8:29); livres da condenação e andamos não segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8:1), somos também parte do corpo de Cristo com outros crentes (Romanos 12:5). O crente agora possui um novo coração (Ezequiel 11:19) e tem sido abençoado “com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”(Efésios 1:3).

Podemos nos perguntar por que tão frequentemente não andamos da maneira que acabamos de descrever, apesar de termos entregado nossas vidas a Cristo e de termos certeza da salvação. Isso é porque nossas novas naturezas estão habitando nos velhos corpos carnais e eles estão em guerra um com o outro. A velha natureza está morta, mas a nova natureza ainda tem que batalhar com a velha “tenda” onde habita. O mal e o pecado ainda estão presentes, mas o crente agora os enxerga de uma nova perspectiva, e eles não mais o controla como antes. Em Cristo, podemos agora resistir o pecado, enquanto que a velha natureza não podia fazer isso. Agora temos a escolha de alimentar a nova natureza através da Palavra, oração e obediência, ou de alimentar a carne quando negligenciamos essas coisas e praticamos o pecado.

Quando estamos em Cristo, “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37) e podemos nos regozijar em nosso Salvador, o qual torna todas as coisas possíveis! Em Cristo somos amados, perdoados e temos a promessa de salvação. Em Cristo somos adotados, justificados, redimidos, reconciliados e escolhidos. Em Cristo somos vitoriosos, somos cheios de alegria e paz, e temos o verdadeiro sentido para a vida.
Que maravilhoso Salvador é Cristo!
GL 6.15 - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
2 CO 5.17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Em Gálatas Paulo adverte para a igreja do Senhor que nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum, ou seja, estava uma disputa entre os irmãos, pois muitos queriam andar na antiga aliança, carregando consigo ainda as tradições judaicas.
Mas em Cristo, é diferente, o que importa é ser uma nova criatura!
Sempre escutamos falar em ser uma nova criatura, escutamos louvores sobre este assunto, mas será que nascemos de novo de fato? Será que somos uma nova criatura? Será que realmente sepultamos o velho homem?
Então amados, vamos passar por alguns entendimentos do que venha a ser uma nova criatura conforme a Palavra de Deus nos ensina e os passos a seguir:

JO 3.3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Então perguntamos para nós mesmos: Como podemos nascer de novo?

JO 3.4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
JO 3.5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
JO 3.6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
JO 3.7 - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
JO 3.15 - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Alguns detalhes importantíssimos:

• Para vermos o reino de Deus temos que nascer de novo
• Temos que nascer da água e do Espírito
• É necessário nascer de novo!
• Devemos aceitar a palavra e o testemunho do Senhor

I JO 5.1 - TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.

Ou seja, quando cremos que Jesus é o Cristo, somos nascidos de Deus. Isto é pela fé!
Assim receberemos um novo coração e um novo espírito.

EZ 36.26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

Uma vez que nascemos de novo, Ele nos dá a salvação pela sua misericórdia e irá nos regenerar, pois, nos deu seu Espírito!

Nova criatura

2 CO 5.17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Então se eu nasci de novo, creio em Jesus, será que já sou nova criatura? Para sermos nova criatura, o princípio básico é o arrependimento.
AT 3.19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,

Se não nos arrependermos de todos os nossos pecados, na verdade não nascemos de novo e apenas cremos em Jesus como se fosse simplesmente uma história contada pelos nossos avós.
Se eu me arrependo e desejo mudar de vida, servir a Jesus, então começa a nossa caminhada.
Sendo assim, temos que mudar nossa maneira de pensar, mudar a cada dia o nosso jeito de ser, pois uma vez estar em Cristo, teremos que ser semelhante a Ele!

1 JO 2.6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
EF 4.24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Diante disto, perguntamos para nós mesmos, será que sepultei o velho homem? Será que estou andando em santidade, em verdadeira justiça, ou seja, em Cristo?
Quando acontece alguma coisa conosco, perguntamos para nós mesmos o que fazer ou perguntamos para Jesus o que ele faria?
Será que o nosso ego (tão famoso nosso eu) é maior do que Ele ou permitimos que seu Espírito seja maior que nossa carne!
Ou seja, o Espírito Santo, passou a habitar em nós, começa a restaurar seus relacionamentos, sua família, seus valores, suas atitudes.

I JO 5.18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca

Para nascer de novo, é preciso:

1) Crer em Jesus, que Ele morreu por todos nós na cruz do calvário.
2) Crer que Jesus derramou o seu sangue como pagamento pelos nossos pecados.
3) Crer que Jesus ressuscitou dos mortos para nossa justificação.
4) Entregar a sua vida a Jesus, e recebê-Lo como "seu" Salvador e Seu Senhor

SE ALGUÉM
ESTÁ EM CRISTO
É UMA NOVA CRIATURA

"Se alguém está em Cristo" refere-se às pessoas que já receberam Jesus e que por isso estão salvas.

II Coríntios 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

Ser uma nova criatura significa ser de uma nova raça, uma nova pessoa; que o velho homem já morreu.
Nós somos uma espécie nova. Quando recebemos Jesus como nosso Salvador, fomos feitos novas criaturas, não no corpo, mas sim no espírito. O nosso exterior não muda, o interior é que muda.
A transformação é de dentro para fora; dá-se dentro de nós, no nosso verdadeiro eu, que é o espírito. A nossa salvação é cá dentro, no espírito. Não é por fora, pois aí você parece o mesmo; mas é por dentro, no seu verdadeiro eu, que você fica diferente, no coração.

SALVAÇÃO SÓ SE GANHA NA TERRA!

Quando morrermos um dia vamos despir este corpo.
O corpo do homem é a parte "visível", palpável do homem. É como que a "casa" onde o espírito mora. É onde Deus habita e onde nós habitamos também.
Deus nos dá também Vida Eterna e Ele passa a viver dentro de nós.

I Coríntios 3:16 - "Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?"

Se Deus habita dentro de si, cabe a si tirar partido dessa presença de Deus e ouvir à Sua voz. É dentro do seu coração que está o maior tesouro que jamais pode existir, e é do seu coração (espírito) que vão sair os fluxos de vida.

PROVÉRBIOS 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário