terça-feira, 28 de julho de 2020

Escola Vivencial on-line “Maria na Campanha da Fraternidade”

Aconteceu no dia 03 de junho, no aplicativo Google Meet, a primeira  Escola  Vivencial on-line do MCC - Setor Cabo Frio, com o tema “Maria na Campanha da Fraternidade”.

O momento que estamos passando no mundo que é a COVID-19, fez com que o GED Niterói junto com os demais setores se reinventasse, ajustando e se adaptando a essa nova realidade e para não ficar ninguém parado em relação à evangelização nos reunimos por meio on-line.

A Escola Vivencial é um tripé de formação que move o movimento, com tudo isso, em conjunto refletirmos que o melhor caminho no momento atual é utilizar as ferramentas, ou seja, os meios tecnológicos que nos possibilitam a realização da escola com temas direcionados pelo GED para todos os setores trabalharem juntos a evangelização nas escolas junto com os cursilhistas em suas casas.

O coordenador do setor Cabo Frio, Diego, fez uma abertura falando sobre o momento que estamos passando e também da maneira de nos reinventarmos com a modernidade da tecnologia.

A coordenadora da escola vivencial Bianca que fez a oração, passando a palavra para a cursilhista Beth Peçanha que fez a leitura do Evangelho e reflexão.

A nossa Escola foi bem dinâmica, onde utilizamos de criatividades, outros cursilhistas em que foi dividido passagem da bíblia sobre o tema da escola,

A cursilhista Laura leu a passagem de Lc 10,25-37, e analisando o testemunho de Maria nos tempos atuais testemunhou a convivência, acompanhamento e crescimento daquele garotinho e o seu desejo de consagrar sua vida a Jesus, Rodolfo, irmão Simplício José do Menino Jesus, que pertencia a Toca de Assis. Sua vocação foi despertada muito cedo, e o chamado de Jesus era para assistir aos mais necessitados.

O cuidado com os pobres e a adoração ao santíssimo sacramento – carisma da Toca de Assis – logo o encantaram.

Laura descreveu três palavras que unem irmão Simplício à virgem Maria: caridade, amor e obediência. 

Para irmão Simplício amar era servir.

Sua vida foi de intensa doação a Deus e aos mais necessitados. Nunca se furtou em levar conforto e o amor de Jesus aos marginalizados.

 Irmão Simplício viveu a caridade até seus últimos dias. era obediente à vontade de Deus! Entregou-se por amor e foi por amor que não se furtou, mesmo diante de uma pandemia, a ir para as ruas, cuidar dos marginalizados, dos drogados, dos excluídos, daqueles que ninguém queria por perto!

Sigamos o exemplo do irmão Simplício e deixemos que a palavra de deus fortaleça em nós a compaixão pela dor de quem sofre e não encontra ajuda.


“Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (MT 5,7). 


A cursilhista Jaqueline falou da passagem Lc 1,39-45 do Servir de Maria que foi bem enriquecedor para cada um de nos.

A cursilhista Luciene comentou sobre As Bodas de Caná, Jo2, 1-5, ou seja, sobre a compaixão de Maria e do primeiro milagre de Jesus transformando da água em vinho.

A nossa irmã cursilhista Terezinha de forma simples explanou sobre Maria comprometida ao designo do Pai, Jo19,25-27.

 A cursilhista Esmeralda finalizou com belo testemunho Sobre Maria em sua vida relatando que diante de um sonho idêntico entre quatro jovens: Guilbor, Júlio Sérgio, Esmeralda e Rogério, onde eles se encontravam no sonho de cada um, tamanha foi à surpresa desses jovens ao perceber que se tratava do mesmo sonho com Nossa Senhora e terem o mesmo desejo no coração.

Os jovens que citei acima, já participavam de teatro e cantavam. Foi então que perceberam que era através da arte que iriam fazer com que o povo aprendesse e amasse mais sobre Maria.

Surgia então ali, um simples, porém grandioso espetáculo sobre os dogmas de Nossa Senhora.

Com o apoio do pároco organizaram, montaram e criaram o MANSA (Ministério de Artes Nossa Senhora da Assunção), depois de muitas apresentações, onde conseguíamos reunir 50 jovens para fazer essa apresentação. Começamos então as aulas de teatro, que teve como a primeira sede a casa de Beth Peçanha, e depois o Convento porque a equipe cresceu muito.

Foram momentos lindos de muitas emoções a cada encontro e a cada apresentação no dia da Padroeira da nossa cidade (Nossa Senhora da Assunção). 

Experiência única com nossa mãe Maria.

O coordenador do movimento finalizou agradecendo a participação de todos e ressaltou a sua felicidade com a realização da Escola on-line e Bianca fez a oração final.

SAUDAÇÕES DECOLORES!!

“Viva a vida!”

Que desperta na fé ardorosa de ser bom cristão.

Todos juntos, de mãos dadas, nas mesmas estradas, eu sou teu irmão...”

 

Por: Nícolas Machado

 

Confira algumas fotos:















Um comentário:

  1. A escola foi muito boa , onde pude aprender com cada palestrantes , matamos as saudades uns dos outros.
    Não podemos parar e sim estar atualizados com a Modernidades atuais.
    Saudações Decolores!

    ResponderExcluir