sexta-feira, 31 de julho de 2020

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 50 ANOS DO MCC NA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI

Nem o distanciamento social imposto pela pandemia provocada pelo coronavírus foi capaz de diminuir a emoção e a alegria que contagiaram os cursilhistas presentes na celebração da missa em Ação de Graças pelos 50 anos do MCC em nossa Arquidiocese (1970-2020).

Celebrada pelo Padre Marcelo Chelles, no dia 25/07/2020, às 18 horas, na Matriz Auxiliar de Nossa Senhora da Assunção, a Santa Missa contou com a participação de muitos cursilhistas, que se reuniram para louvar e agradecer.

A imagem de São Paulo Apóstolo, Patrono do MCC, que peregrinou em nosso Setor durante todo o mês de julho, foi levada até ao altar na procissão de entrada pelo casal Diego e Rwanna Gavinho.

Ao final da celebração, os cursilhistas cantaram o hino Decolores, comemorando com muita animação o Jubileu de Ouro do Movimento de Cursilhos de Cristandade.

Por : Laura Beranger

 

 Confira as fotos:

 











Saudações Decolores!


Escola Vivencial “A força do Espírito Santo na vivência do carisma do MCC nos tempos adversos”

Aconteceu no dia 08 de junho, a segunda  Escola  Vivencial on-line do MCC - Setor Cabo Frio, com o tema “A força do Espírito Santo na vivência do carisma do MCC nos tempos adversos”.

O coordenador do setor Cabo Frio, Diego, fez a acolhida e abertura falando sobre a escola vivencial com o coordenador do GEN, Chiquinho, que abordou a importância de continuarmos as escolas on-line.  A escola aconteceu e Diego compartilhou a alegria de ter a imagem peregrina de São Paulo Apostolo em sua casa, e com a intercessão de São Paulo cantamos a música “Invocamos”, Eros Biondini, no início da oração do Espírito Santo.

Diego fez a leitura do evangelho do dia e fez uma breve reflexão, Laura fez a abertura com o tema da escola “A força do Espírito Santo na vivência do carisma do MCC nos tempos adversos”, passando a palavra para a cursilhista Terezinha que falou das celebrações virtuais, da comunhão espiritual, dos obstáculos mesmo nesse momento adverso em que vivemos independentes de classe social.

            Relembrando a metodologia do ver, discernir e agir destacou um trecho do papa: 

“Estais chamados — não escolhestes vós, não, fostes escolhidos, fostes chamados — a fazer frutificar o carisma que o Senhor vos confiou e que está na origem dos Cursilhos de Cristandade.” (Papa Francisco). 

E concluiu que é sim um tempo de evangelização!

O Espírito Santo nos dirige! O Espírito Santo nos capacita! O Espírito Santo nos concede a força para servir, sobretudo nestes tempos adversos!

“O Senhor deseja encontrar-nos, o Senhor quer habitar conosco, ser amigo e irmão, o nosso Mestre que nos revela o caminho a percorrer para alcançar a felicidade...” (Papa Francisco)

 O Espírito Santo sempre esteve com Maria desde sua concepção, em vista da sua maternidade divina.

Maria, a escolhida, ao dar à luz ao seu Filho... Quantos obstáculos! ... Quantas situações contrárias!

José, pai, esposo, chefe da Sagrada Família, não conseguiu providenciar condições dignas para sua esposa e seu filho! Quantas tribulações! Mas a força do Espírito Santo estava com eles, apesar das adversidades! 

“Seguindo o seu exemplo, também vós hoje quereis anunciar a Boa Nova do amor de Deus, tornando-vos próximos dos amigos, dos conhecidos, dos companheiros de estudo e de trabalho para que também eles possam viver uma experiência pessoal do amor infinito de Cristo que liberta e transforma a vida. Como é necessário sair, ir além, sem nunca se cansar, para encontrar aqueles aos quais se chama “distantes”!” (Papa Francisco) 

O cusilhista Mateus abordou que hoje devido à pandemia estão querendo calar o Anuncio da Boa Nova fechando os templos, privando seu povo de estar em comunhão, mas graças às redes sociais o anúncio do evangelho está sendo realizado.

Anunciar a Boa Nova, estar junto a Palavra de Deus, ter intimidade com Deus na leitura dos textos bíblicos, intimidade nas orações diárias, oração do terço etc. 

“Clamor insistente alcança milagres”. (Emanuel Stênio - Canção Nova) 

Tudo tem um lado positivo mesmo em meio a pandemia, tudo isso foi preciso, para colocar o mundo no eixo, resgatar valores e princípios... Muitos deixados de lado e/ou esquecidos pelo mundo atual.

Mais pessoas voltaram-se para Deus, e nesse retorno para Deus... O conceito de irmão se amplia...

Por que a dor do outro é a nossa dor!  A alegria do outro é a nossa alegria!

Não somos mais os mesmos... A transformação está acontecendo...

É urgente sair do nosso metro quadrado...

O Espírito Santo nos revela a Sabedoria que vem do Alto quando nos comprometemos com o anúncio da Boa Nova do AMOR DE DEUS! 

“Procurar modalidades que permitam ir em frente com o vosso carisma. Isto é muito importante! Impedir que os condicionamentos externos nos bloqueiem.” (Papa Francisco) 

Jesus é batizado e está cheio do espírito santo, ele é morada do espírito santo, assim como nós quando somos batizados.

E quem é cheio do espírito santo nunca está sozinho mesmo que no deserto.

Hoje estamos vivendo um período de deserto, trancados em casa, isolados, escondidos por máscaras etc, analisando nossas atitudes e reações, em relação a tudo e a todos.

Muitas vezes olhamos para os lados... E sentimos saudade!

Quanta saudade dessa vivência em comunidade!

Então devemos entender que quarentena é um período necessário entendido por DEUS para que nos mostremos prontos e firmes...

Um período de preparação, expectativa e de mudança!

Santo Agostinho Diz que, na passagem por este mundo nossa vida não pode escapar à prova da tentação, dado que nosso progresso se realiza pela prova. De fato, ninguém se conhece a si mesmo sem ser experimentado, e não pode ser coroado sem ter vencido, e não pode vencer se não tiver combatido e não pode lutar se não encontrou o inimigo e as tentações.

Que sejamos guiados pelo espírito santo para superarmos os desertos da nossa vida, firmes na fé e na oração!

O cursilhista Mateus tocou violão e cantou a música Colisão de Aline Brasil. 

A cursilhista Lelene partilhou a palavra do Papa Francisco: 

“Desde o início se compreendeu que só no âmbito de relacionamentos de amizade autêntica era possível preparar e acompanhar as pessoas no seu caminho, um caminho que parte da conversão, passa pela descoberta da beleza de uma vida levada na graça de Deus, e chega até à alegria de se tornar apóstolos na vida diária”(Papa Francisco). 

Lelene destacou a importância de partilhar mesmo de maneira on-line, devido ao impedimento de ir à igreja no momento em que estamos vivendo.

Que devemos ser apóstolos na vida diária, evangelizando, por meio das redes sociais conectar com o irmão, enviando o evangelho, convidando para as escolas vivenciais on-line, compartilhando o link da missa.

Mesmo em isolamento tem participado das missas da paróquia Nossa Senhora da Assunção, assim como na Comunidade Shalom, Toca de Assis, etc.

Tem ficado próximo de amigos por meio de aplicativos on-line, partilhando estudo bíblico, sobre são Pedro e Paulo, fez terços e ficou próximo de amigos até da Alemanha.

A oração transforma a vida e um convertido, já valeu a pena. Não será diferente após quarentena!

 A cruz foi real, mas por amor por cada um de nós! Ele conhece nossa dor! 

“O método de evangelização dos Cursilhos nasce justamente deste ardente desejo de amizade com Deus, do qual brota a amizade com os irmãos.” (Papa Francisco) 

A nossa amizade com Deus, com leitura bíblica diária, com a oração nos tornamos cada vez mais caridoso com o próximo, cada um dentro de sua realidade... fazendo doações de roupas, alimentos, um ato de carinho, visitas aos orfanatos, asilos como ação concreta, acolher o próximo com a palavra, atenção, carinho.

Com alegria Lelene testemunhou a partilha com uma amiga abordando a saudade e com a ajuda do youtube criou a “Cortina do abraço”, roupa de plástico, para realizar o abraço ao próximo nesse tempo adverso de pandemia; e abraçando o próximo está junto de Deus, e a avó também foi acolhida no abraço.

É amar a Deus na pessoa do próximo!

Lelene dedicou a música “Anjo Guardião” a todos os amigos e irmãos cursilhistas! 

A cursilhista Eluana falou sobre perseverar no espírito santo paraclito, o consolador! 

 “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a Verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir e vos anunciará as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que é do Pai, é meu. Por isso, disse: há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.”(João 16, 13) 

Eluana testemunhou da importância do Movimento de Cursilhos de Cristandade em sua vida, pois, através do mcc houve seu encontro pessoal e batismo no Espírito Santo! 

“Muito mais que algo teológico, mas uma presença viva em mim” (Eluana Casemiro)

“E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas vós O conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós” (João 14, 16 e 17).

Eluana abordou o Espírito Santo já presente mesmo no primeiro testamento para realizar propósitos específicos. O profeta Joel diz que com a vinda do messias teremos a revelação do Espírito Santo e com a vinda de Jesus ele confirma a profecia o espírito após ressurreição.

Pela boca do profeta Joel, Deus nos anunciava: “Depois disso acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo o ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu espírito sobre os escravos e as escravas.” (Jl 3,1-2).

Pentecostes é a realização dessas promessas a respeito do Espírito.

O dia de pentecostes podemos comparar com os dias atuais, não diferente dos discípulos, não sabemos como a força humana será capaz de suportar a tudo isso, mas na força do Espírito Santo e na relação tendo mais intimidade com ele.

O cristão tem o dever e reconhecer a importância de entender o Espírito santo como pessoa, porque a medida quer reconhecimento do Espírito como a Terceira Pessoa da Trindade Santa estreitamos a intimidade com o Espírito Santo. 

O Espírito Santo nos impulsiona a buscar Deus na eucaristia. (Eluana Casemiro) 

“Encorajo-vos a ir sempre além, fiéis ao vosso carisma! A manter vivo o zelo, o fogo do Espírito que impulsiona sempre os discípulos de Cristo a alcançar os distantes, sem fazer proselitismo, a sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que têm necessidade da Luz do Evangelho.” (Papa Francisco) 

O papa aborda da coragem em sairmos para alcançar as periferias do mundo impulsionados pela força do Espírito Santo, por meio do batismo.

Firmes no carisma, alcançando todas as pessoas que não tem o conhecimento nem encontro com Deus!

Destacou a Beata Helena Guerra, deu toda a sua vida para que o Espírito Santo fosse, novamente, a força motriz da Igreja, fez isso de forma corajosa. 

“Que o Espírito Santo possa nós fortalecer nessa caminhada e nesses tempos adversos!” (Eluana) 

Laura agradeceu pela linda escola e dedicou à irmã cursilhista Bianca que não pode comparecer a escola, o coordenador do Setor Cabo Frio agradeceu a presença de todos e em especial a presença de  Serginho, Soyla, Sthefanye representantes do GED e fez a oração final. 


Confira algumas fotos: 

 










SAUDAÇÕES DECOLORES!



terça-feira, 28 de julho de 2020

Escola Vivencial on-line “Maria na Campanha da Fraternidade”

Aconteceu no dia 03 de junho, no aplicativo Google Meet, a primeira  Escola  Vivencial on-line do MCC - Setor Cabo Frio, com o tema “Maria na Campanha da Fraternidade”.

O momento que estamos passando no mundo que é a COVID-19, fez com que o GED Niterói junto com os demais setores se reinventasse, ajustando e se adaptando a essa nova realidade e para não ficar ninguém parado em relação à evangelização nos reunimos por meio on-line.

A Escola Vivencial é um tripé de formação que move o movimento, com tudo isso, em conjunto refletirmos que o melhor caminho no momento atual é utilizar as ferramentas, ou seja, os meios tecnológicos que nos possibilitam a realização da escola com temas direcionados pelo GED para todos os setores trabalharem juntos a evangelização nas escolas junto com os cursilhistas em suas casas.

O coordenador do setor Cabo Frio, Diego, fez uma abertura falando sobre o momento que estamos passando e também da maneira de nos reinventarmos com a modernidade da tecnologia.

A coordenadora da escola vivencial Bianca que fez a oração, passando a palavra para a cursilhista Beth Peçanha que fez a leitura do Evangelho e reflexão.

A nossa Escola foi bem dinâmica, onde utilizamos de criatividades, outros cursilhistas em que foi dividido passagem da bíblia sobre o tema da escola,

A cursilhista Laura leu a passagem de Lc 10,25-37, e analisando o testemunho de Maria nos tempos atuais testemunhou a convivência, acompanhamento e crescimento daquele garotinho e o seu desejo de consagrar sua vida a Jesus, Rodolfo, irmão Simplício José do Menino Jesus, que pertencia a Toca de Assis. Sua vocação foi despertada muito cedo, e o chamado de Jesus era para assistir aos mais necessitados.

O cuidado com os pobres e a adoração ao santíssimo sacramento – carisma da Toca de Assis – logo o encantaram.

Laura descreveu três palavras que unem irmão Simplício à virgem Maria: caridade, amor e obediência. 

Para irmão Simplício amar era servir.

Sua vida foi de intensa doação a Deus e aos mais necessitados. Nunca se furtou em levar conforto e o amor de Jesus aos marginalizados.

 Irmão Simplício viveu a caridade até seus últimos dias. era obediente à vontade de Deus! Entregou-se por amor e foi por amor que não se furtou, mesmo diante de uma pandemia, a ir para as ruas, cuidar dos marginalizados, dos drogados, dos excluídos, daqueles que ninguém queria por perto!

Sigamos o exemplo do irmão Simplício e deixemos que a palavra de deus fortaleça em nós a compaixão pela dor de quem sofre e não encontra ajuda.


“Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (MT 5,7). 


A cursilhista Jaqueline falou da passagem Lc 1,39-45 do Servir de Maria que foi bem enriquecedor para cada um de nos.

A cursilhista Luciene comentou sobre As Bodas de Caná, Jo2, 1-5, ou seja, sobre a compaixão de Maria e do primeiro milagre de Jesus transformando da água em vinho.

A nossa irmã cursilhista Terezinha de forma simples explanou sobre Maria comprometida ao designo do Pai, Jo19,25-27.

 A cursilhista Esmeralda finalizou com belo testemunho Sobre Maria em sua vida relatando que diante de um sonho idêntico entre quatro jovens: Guilbor, Júlio Sérgio, Esmeralda e Rogério, onde eles se encontravam no sonho de cada um, tamanha foi à surpresa desses jovens ao perceber que se tratava do mesmo sonho com Nossa Senhora e terem o mesmo desejo no coração.

Os jovens que citei acima, já participavam de teatro e cantavam. Foi então que perceberam que era através da arte que iriam fazer com que o povo aprendesse e amasse mais sobre Maria.

Surgia então ali, um simples, porém grandioso espetáculo sobre os dogmas de Nossa Senhora.

Com o apoio do pároco organizaram, montaram e criaram o MANSA (Ministério de Artes Nossa Senhora da Assunção), depois de muitas apresentações, onde conseguíamos reunir 50 jovens para fazer essa apresentação. Começamos então as aulas de teatro, que teve como a primeira sede a casa de Beth Peçanha, e depois o Convento porque a equipe cresceu muito.

Foram momentos lindos de muitas emoções a cada encontro e a cada apresentação no dia da Padroeira da nossa cidade (Nossa Senhora da Assunção). 

Experiência única com nossa mãe Maria.

O coordenador do movimento finalizou agradecendo a participação de todos e ressaltou a sua felicidade com a realização da Escola on-line e Bianca fez a oração final.

SAUDAÇÕES DECOLORES!!

“Viva a vida!”

Que desperta na fé ardorosa de ser bom cristão.

Todos juntos, de mãos dadas, nas mesmas estradas, eu sou teu irmão...”

 

Por: Nícolas Machado

 

Confira algumas fotos: