terça-feira, 4 de junho de 2019

Maria Missionária

Aconteceu no dia 20 de maio, a Escola Vivencial do MCC - Setor Cabo Frio, com a cursilhista Ana Lia abordando como temática Maria Missionária.
           
Após um louvor mariano muito alegre e a leitura do evangelho, Ana Lia começou abordando o inicio da igreja Maria no cenáculo com os apóstolos, como lá nos atos dos apóstolos, abordou a proclamação de Maria  como geradora de Deus segundo o concílio de eternum, falou também do dogma da Maternidade Divina de Maria, a partir de 431, essa figura materna que sempre esteve e está presente até hoje.

Maria foi escolhida deste o ventre para ser a mãe do Salvador, ser sacrário vivo, preservada bem antes, imaculada, sem mácula, nas entranhas de Maria, Deus se faria homem.

Deus quis nascer numa família e contou com uma mulher chamada Maria para que fizesse morada e em momento algum Maria recusou em aceitar.

Maria é o nosso modelo, tanto no acolher a fé, a Palavra, como no estudá-la. Não lhe basta acolhê-la, medita nela. Não só a possui, mas ao mesmo tempo a valoriza. Dá-lhe sentido e também a desenvolve. Assim, Maria torna-se símbolo para nós, para a fé das pessoas simples e para os estudiosos da Igreja. Recebendo a Boa Nova, Maria revela-se o tipo ideal da obediência da fé; torna-se ícone vivente da Igreja no serviço da Palavra.

De acordo com o Concílio Vaticano II: "Desde os tempos mais remotos, a Bem-Aventurada Virgem é honrada com o título de Mãe de Deus, a cujo amparo os fiéis acodem com suas súplicas em todos os seus perigos e necessidades." (Constituição Dogmática Lumen Gentium, 66)

“Cada cristão é missionário na medida em que testemunha o amor de Deus.

 “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel, Deus conosco.”  (Is 7,14)

Arcanjo Gabriel disse a Maria: “O Santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus”. (Lc 1,35)

Isabel, cheia do Espírito Santo, saudou Maria dizendo: ” Donde me vem a dita que a Mãe de meu Senhor venha visitar-me?”  (Lc1,43)

 “Mas, chegando a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.  (Gl. 4,4)

“Maria é Mãe de Deus, feita pela mão de Deus”. (Santo Agostinho)

“Maria é verdadeiramente Mãe de Deus”. (São Jerônimo)

“Maria é Santíssima, a Imaculada, a gloriosissima Mãe de Deus.” (São Tiago)

Ao proclamarmos Maria com a Mãe de Deus, afirmamos que o Reino de Deus já está no meio de nós, pois o dogma da maternidade divina assevera que o próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo, entrou na história humana.

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.(...)
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.
E o anjo ausentou-se dela. (Lc 1, 26-38)

“No momento da Anunciação, respondendo com o seu "fiat", Maria concebeu um homem que era Filho de Deus, consubstancial ao Pai. Portanto, é verdadeiramente a Mãe de Deus, uma vez que a maternidade diz respeito à pessoa inteira, e não apenas ao corpo, nem tampouco apenas à ‘natureza’ humana. Deste modo o nome "Theotókos" - Mãe de Deus - tornou-se o nome próprio da união com Deus, concedido à Virgem Maria.” (João Paulo II)

Maria confiou na promessa de Deus em sua vida! Mesmo sabendo que poderia sofrer acusações da sociedade na época.

Assim como Maria,nós também devemos confiar na promessa de Deus em nossa vida e se deixar ser conduzido por Ele!  

Maria deixa de viver a sua própria história para mudar a nossa história ao receber Jesus em seu ventre.

Maria é corredentora, é atuante ativamente no nosso plano de salvação.

A MÃE DO REDENTOR tem um lugar bem preciso no plano da salvação, porque, 'ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido duma mulher, nascido sob a Lei, a fim de resgatar os que estavam sujeitos à Lei e para que nós recebêssemos a adoção de filhos. E porque vós sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: "Abbá! Pai!" (Gál 4, 4-6).'

Maria quer dizer para nós cristãos, e principalmente cursilhistas, que nós podemos mudar nossa história, confiando na promessa de Deus, podemos ser a mudança na família, no trabalho, na nossa PCF, da nossa comunidade, etc.

O cursilhista Luciano Alvarenga tomou parte e deixou claro que a palestrante Ana Lia foi instrumento para canal da graça de Deus para a vida dele naquele dia, o qual ele não iria à escola vivencial.

"Devemos testemunhar e levar o Cristo assim como Maria!" (Ana Lia)

Chamas por mim, ouço tua voz, que queres de mim ó meu senhor
estou aqui ao teu dispor, servo fiel  à tua vontade eu serei (...)
Fiat faça-se, faz em mim, quero que faças sim
tua vontade sim faz em mim, quero que faças sim
Simples mulher pura e fiel,como tua mãe eu quero ser
silenciar diante de ti, e guardar tudo dentro do meu coração (...)

Podemos e devemos contar com a intercessão de Nossa Mãe!

Pedido da mãe, o filho atende!

Maria é nossa discípula por excelência e nossa primeira missionária!

Maria nos aponta Jesus, quando olhamos para Maria ela nos leva a Jesus!

Maria sempre se coloca em segundo plano exaltando o filho!

Fazei tudo o que ele vos disser!

Eu me consagro a Ti, Mãe de Deus e minha
Eu me consagro a Ti, Mestra e Rainha
Acaso não sabeis, que eu sou da Imaculada?
Acaso não sabeis, tenho uma advogada?
Só quem já foi órfão, sabe o valor do amor de mãe!


Maria, passa na frente!


Confira algumas fotos:








 








 



 




SAUDAÇÕES DECOLORES!
  

2 comentários:

  1. A escola foi muito boa e bem participativo das pessoas e o tex escrito esta otimo...
    Saudação Decolores e vamos de Mãos danda na mesma estrada.
    Nicolas de Azevedo Machado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Excelente reflexão de estudo! Maria mãe de Deus e dos homens, derrame Graças sobre todos vocês! 😘

    ResponderExcluir