quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma - Tempo de Conversão

Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa
A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na Sexta-feira santa, até a celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos... os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.
A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos.
Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.A quaresma vai a até a páscoa quando o Senhor ressucita.
O jejum atual, portanto, consiste em tomar uma só refeição diária completa, na hora de costume: pela manhã, ao meio-dia ou à tarde, com duas refeições leves no restante do dia.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo
Praticar a abstinência é privar-se de algo, não só de carne.

Quais são as Obras de Misericórdia?
Corporais
1.   Dar de comer a quem tem fome.
2.   Dar de beber a quem tem sede.
3.   Vestir os nus
4.   Dar pousada aos peregrinos
5.   Assistir aos enfermos.
6.   Visitar os presos.
7.   Enterrar os mortos.
Espirituais
1.   Dar bom conselho.
2.   Ensinar os ignorantes.
3.   Corrigir os que erram.
4.   Consolar os tristes.
5.   Perdoar as injúrias.
6.   Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.
7.   Rogar a Deus por vivos e defuntos

Nenhum comentário:

Postar um comentário