segunda-feira, 29 de agosto de 2011

50 Anos de Sacerdócio!

DOM FREI ALANO MARIA PENA

Aconteceu, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no dia 26 de Agosto de 2001, a Santa Missa para celebrar o Jubileu Sacerdotal do querido Arcebispo de Niterói Dom Alano Maria Pena. Um fato mais ou menos comum na vida de muitos padres. Mas, 50 anos de ordenação, são poucos sacerdotes que conseguem atingir esta apreciável idade. Por isso, O Cursilho de Cristandade – Setor Cabo Frio parabeniza e repletos de alegria louvam a Deus pela vida sacerdotal de Dom Frei Alano Maria Pena.
Dom Alano Maria Pena foi ordenado sacerdote da Ordem dos Pregadores - OP, em 28 de outubro de 1961, em São Paulo-SP e em 08 de março de 1959 se deu a sua profissão religiosa.
Como Arcebispo - nomeado Arcebispo de Niterói em 24.09.2003, vindo a tomar posse em 23.11.2003.
Somo filhos amados de Deus e nosso coração vive a cada dia a experiência da gratidão. A Palavra de Deus nos ensina: “Em tudo dai graças a Deus”. Damos graças a Deus pela vida e missão de sacerdote e pastor do nosso estimado Arcebispo Dom Alano.
O Pão e vinho apresentados ao Senhor diante do altar onde celebramos o santo sacrifício da nossa salvação.

O Sal que dá sabor aos alimentos nos recorda que devemos ser sal na terra, dando sabor e alegria aos corações atribulados, missão tão bem realizada do nosso pastor.



Pescadores, suas redes, barcos e peixes representam o sustento das famílias e o chamado de Jesus a se tornarem pescadores de homens; assim também, ha50 anos, chamou Dom Alano para lançar as redes nas águas mais profundas.

 O Moinho de Vento Artefato presente nas nossas salinas produz energia eólica, assim como a força do espírito santo que sopra onde quer, o conduziu a diferentes lugares para pregar a missão.

 A Bússola que direciona e mostra o caminho a seguir, é como o sacerdote que tem a missão de mostrar aos cristãos o caminho que é Cristo, nosso Salvador e Redentor.

 A pintura do Forte São Mateus representa a fortaleza e proteção contra os ataques inimigos, assim se faz o nosso bispo uma fortaleza na defesa da fé católica.

A Coroa de Espinhos simboliza a agonia, solidão, incompreensão e perseguições devido a defesa dos fracos, oprimidos, que foi a marca de seu ministério.


A Cruz é a marca do autêntico discípulo e missionário capaz de suportar dores e sofrimentos em defesa da justiça e da paz para alcançar a vitória em Cristo.

O Bom Pastor que não mediu esforços para ir à busca da ovelha perdida.
O Girassol que irradia o sol, assim como por onde passou, acrescentou vida e dinamismos aos ambientes iluminando o caminho e a vida dos homens


A Bandeira da Cidade de Cabo Frio como cidadão cabofriense e moção de aplausos dos 50 anos de sacerdote.
A Casula com a imagem de Nossa Senhora representa a intercessão de Maria nessa caminhada de 50 anos de sacerdócio de nosso pastor.

Ser padre é...

Atingir a alegria da vida religiosa;
Viver com entusiasmo os ensinamentos de Cristo;
Carregar com amor a Cruz de cada dia;
É deixar transparecer no rosto o brilho de Jesus;
Enfim, é doação, entrega, amor total e dedicação!.

Um comentário: