quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

MISSA DO CURSILHO TODAS AS QUARTAS

HOJE É DIA DE MISSA - CONVOCAMOS TODOS OS CURSILHISTAS A ESTAREM PRESENTES PARA NOS AJUDAR NESSA NOVA MISSÃO - RESPONSABILIDADE LITÚRGICA DA SANTA MISSA DAS QUARTAS FEIRAS...CONTAMOS SEMPRE COM VOCÊS!!!



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Educação Permanente na Fé


Escola Vivencial com Luciano - para ver as fotos clique aqui

Aconteceu na segunda feira (28) a Escola Vivencial com o tema Educação Permanente na Fé onde nosso irmão Luciano Alvarenga deu um show em sua explanação dobre o tema proposto, mostrando que se dedicou e se preparou bastante para nos falar. A EV teve a presença dos jovens do GED,  ficamos muitos felizes com a presença deles na nossa escola, enfim, foi tudo muito bom.
Arrecadamos bastante material de higiene pessoal para o Lar da Cidinha (creme dental, papel higiênico, aparelhos de barbear, sabonetes, escova de dentes, shampoo, condicionador, desodorantes e cotonetes. Agradecemos a todos que gentilmente fizeram essas doações. E desde já convidamos a todos para o Cinema Decolores dia 04 de Novembro, e a nossa proposta de ação concreta, será fralda geriátrica tamanhos M e G, também para o lar da cidinha.
                         

terça-feira, 22 de outubro de 2013

EV. Obstáculos ao Reino de Deus, o pecado

                                                                           
         para ver as fotos clique aqui
       
     Aconteceu nesta segunda feira, (22), a Escola Vivencial com o tema: Obstáculos ao Reino de Deus, o pecado, cujo palestrante Lúcio deu uma aula de como devemos nos portar para não pecarmos mais, foi um bate papo descontraído e de bom entendimento nos levou a refletir mais sobre as pequenas coisas da nossa vida.
       "Gostaria de deixar aqui meu mais sincero agradecimento,ao nosso irmão Lúcio pela dedicação e carinho pelo nosso movimento.
Aproveito para mostrar minha alegria de ter recebido grande quantidade de jovens nesse nosso encontro, espero que a força do Espírito Santo continue dando forças para que nosso movimento cresça cada vez mais junto à vocês"
disse Domingos Cordeiro, o coordenador do setor Cabo Frio.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aconteceu no dia 07 de outubro de 2013, segunda feira, a Escola Vivencial com Pe. João Luiz, com o tema: São Paulo Apóstolo, de perseguidor a fiel escudeiro de Cristo.

Fotos clique ao lado


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ordenação Sacerdotal

           

No ultimo sábado (15), os Padres Alex, Ângelo e Julio Cesar, receberam o Sacramento da Ordem, tornando-se então Sacerdotes da Santa Igreja.

           A Celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição no bairro Pacheco em São Gonçalo, onde estima-se que aproximadamente 3.000 pessoas compareceram a Ordenação.

           Estavam presentes além do nosso Arcebispo Dom José Francisco, Dom Alano, Bispo Emérito e Dom Tarcísio, Bispo da diocese de Duque de Caxias.

Foi uma celebração emocionante e muito bonita levando muitas pessoas as lágrimas de alegria por nossos amigos Sacerdotes.
           Peçamos a Deus e a Nossa Senhora que estejam sempre conduzindo o sacerdócio dos nossos Padres Alex, Ângelo e Julio Cesar, Deus os Abençoes!!!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Escola Vivencial


Escola Vivencial Junho 2013 - para ver as fotos clique aqui

Aconteceu nesta segunda feira (10), a Escola Vivencial com o tema: "A importância da Semana Missionária e seu Legado para nossa Comunidade", muito bem "exposto" por Marilza, onde podemos aprender mais, tirar nossas dúvidas sobre a Semana Missionária, sobre quais peregrinos iremos receber entre outros.
Colocou sabiamente sobre o legado para nossa comunidade, onde possamos depois dessa semana, continuar fazendo por nossa comunidade o que faremos pelos peregrinos.
Agradecemos a disponibilidade de Marilza e pedimos que Deus sempre esteja com ela e sua família.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Escola Vivencial

VENHA VIVER UM MOMENTO DE APRENDIZADO E CONFRATERNIZAÇÃO!!! 
AÇÃO DO MÊS : LEITE LONGA VIDA (caixinha)  


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Corpus Christi 2013


Fonte: PasCom  -  pnsassuncao.org.br

Na próxima quinta-feira (30) será celebrado o dia de Corpus Christi, que é uma grande festa cristã realizada pela Igreja Católica. O evento é de tradição e anualmente atrai muitos religiosos. Nesse festejo, as pessoas confeccionam grande tapete para que Jesus Cristo passe sobre ele.
A confecção dos tapetes de sal começa na quarta-feira (29), a partir das 22h e continua na quinta-feira (30), durante toda a manhã. A celebração reúne escolas municipais, empresas privadas, movimentos e pastorais que se concentram todos os anos para confeccionar verdadeiras obras de arte. As quadras são feitas na pista da principal avenida da cidade com o sal, riqueza histórica do município. 
A Paróquia Nossa Senhora da Assunção e a Prefeitura de Cabo Frio dão início a mais um ano da festa de Corpus Christi. Com atividades externas e tradições católicas, a comemoração tem início na quinta-feira, dia 30, e vai até domingo, dia 2.

Programação:

Quinta-feira (30/05): Santa Missa às 08h30 na Igreja Matriz Auxiliar e Missa Solene às 16h na Praça Porto Rocha, seguida de Procissão do Santíssimo Sacramento. Festa externa e show com o Padre Juarez às 21h.

Sexta-feira (31/05): Santas Missa às 07h30 e 19h na Igreja Matriz Auxiliar, logo após, festa externa com show sertanejo de Alan e Alex às 20h, em seguida, Rodrigo e Led às 22h.

Sábado (01/06): Santa Missa às 20h na Igreja Matriz Auxiliar e festa externa com show de Gabriel Leite às 20h, e logo após a banda Os Vips, Jovem Guarda 45 anos com Vanderlei Cardozo e Valdirene às 22h.

Domingo (02/06): Santas Missas às 08h30, 18h e 20h na Igreja Matriz Auxiliar e festa externa com a Banda Santa Helena as12h durante o almoço. À noite Jero e Banda a partir das 21h.

Este ano a Prefeitura Municipal solicitou a Secretaria de Ordem Pública que aumentasse o efetivo de guardas como também solicitou à 25º Batalhão da P. M. que disponibilizasse um maior número de policiais durante todo o evento.

Por Pascom

domingo, 26 de maio de 2013

Grande festa na chegada dos Ícones da JMJ em Cabo Frio


                    Para ver as fotos clique aqui

Aconteceu neste domingo (26), na Praça Porto Rocha, a chegada do Ícone de Nossa Senhora e a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento foi promovido pelas paróquias da cidade de Cabo Frio, Nª. Srª. da Assunção (Centro), São Cristóvão (São Cristóvão), Nª. Srª da Esperança (Jardim Esperança) e Nª. Srª. de Fátima e São Pedro e São Paulo (Tamoio/Unamar).
Estiveram reunidas também no local todas as paróquias das cidades de Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Búzios e Arraial do Cabo, num grande evento da comunidade católica.
O evento começou às 9h30m com apresentações da banda Frutos do Eterno e pregações com os padres Éric, Dionísio e Kiko. Depois da missa campal, o show de encerramento do evento foi feito pela banda católica Dominus.
No local, houve venda de produtos alusivos à JMJ, além de uma praça de alimentação com barracas dispostas nos dois sentidos da Avenida Nossa Senhora da Assunção.

Jornada Mundial da Juventude
Os Ícones da JMJ Rio 2013 chegaram à Arquidiocese de Niterói no dia 19 de maio, no evento “Bote Fé” realizado na Praia de Icaraí, com um público estimado em 70 mil pessoas. Depois do evento, deu-se início ao movimento de peregrinação dos ícones, que passarão por 14 municípios e cerca de 80 paróquias.
Desde 1984, quando os jovens acolheram o desejo do Papa João Paulo II, a cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou pelo mundo. Em 1994, a cruz começou um compromisso que se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país-sede de cada jornada internacional. 
Já em 2003, o Papa deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Símbolos da JMJ chegam à Região dos Lagos dia 26 de maio


Fonte: PasCom  -  http://www.pnsassuncao.org.br

Os Símbolos da JMJ Rio2013 chegaram à Arquidiocese, no dia 19 de maio, no Evento Bote Fé, o último realizado antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), reunindo cerca de 70 mil pessoas na praia de Icaraí. Após o término do evento em Niterói, deu-se início ao movimento de peregrinação. As insígnias vão passar por todos os vicariatos e chegarão à região dos lagos no próximo dia 26 de maio, domingo
Para recepção da Cruz e do quadro com a pintura de Nossa Senhora acontecerá um grande evento em Cabo Frio, na Praça Porto Rocha, onde se concentrarão todas as paróquias das cidades de Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Buzios, Arraial do Cabo, confira a programação: 
     
26/05 – Domingo – Vicariato Lagos
A Cruz e o Ícone estarão chegando de Silva Jardim e ficarão em Cabo Frio até às 17h.

Programação 
8h30 – Santa Missa (Matriz Auxiliar)
9h30 – Chegada das Paróquias da Região dos lagos
10h – Boas-Vindas
10h15 – Apresentação dos Símbolos
11h – Pregação
12h – Ângelus
12h10 – Almoço
13h30 – Animação
14h30 – Atividade
15h30 – Intervalo
16h – Pregação
17h – Santa Missa seguida de Show Católico
(Haverá adoração permanente, confissões e divulgação da JMJ durante a noite)
19h às 07h – Vigília com dependentes químicos (Búzios)

27/05  – Segunda
08h – Oração da manhã (Unamar)
12h – Ângelus (Arraial)
15h – Terço da Misericórdia (São Pedro)
17h – Ângelus (Iguaba)
19h – Missa (Araruama)
21h – Adoração (Saquarema)

28/05  – Terça
Vicariato São Gonçalo
10h – Praia das Pedrinhas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bote Fé em Niterói

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, chegaram na tarde deste domingo à Praia de Icaraí, em Niterói, num dos eventos que antecedem a JMJ, o “Bote Fé”. A peregrinação das duas insígnias começou em julho de 2011, após a última JMJ, realizada em Madri, na Espanha. No Estado do Rio, os símbolos circularão, ao todo, por oito cidades, terminando na capital, que será a sede da Jornada.

Fotos do Bote Fé - para ver as fotos clique aqui
Mais fotos do Bote Fé - para ver as fotos clique aqui


terça-feira, 14 de maio de 2013

Escola Vivencial sobre Maria em fotos

Nesta Segunda feira dia 13 de maio, fomos agraciados com uma belíssima palestra sobre MARIA, onde o nosso amigo Lúcio abordou a vida da nossa mãezinha com muita propriedade e conhecimento.
Gostaríamos de agradecer a Lúcio pela disponibilidade e a Dagá e Nilton Cortez por terem se unido a nós nas escolas, o nosso muito Obrigado

Escola Vivencial Maio 2013 - para ver as fotos clique aqui


terça-feira, 7 de maio de 2013

Vaticano confirma visita do Papa a favela no Rio e ida a Aparecida (SP)


Em sua primeira missão internacional, o Papa Francisco preferiu fugir dos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Corcovado e Pão de Açúcar, e optou por visitar a comunidade de Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, o Hospital São Francisco de Assis e participar de um encontro com a sociedade no Theatro Municipal. 

        A agenda oficial do pontífice foi divulgada no site do Vaticano nesta terça-feira (7). Francisco chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao término da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 28 de julho.De acordo com a agenda, o Papa chega na segunda-feira, dia 22, na Base Aérea do Galeão, e segue para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, onde se reúne com a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades. Após o encontro, o Santo Padre se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.

Na terça-feira (23), o calendário divulgado pelo Vaticano informa que Francisco vai passar o dia na residência do Sumaré.  No dia seguinte ao descanso, a agenda será atribulada e inclui uma visita a Aparecida, interior de São Paulo, e passeio de papamóvel.

Papamóvel, praia e favela - Na manhã da quarta-feira (24), o pontífice segue de helicóptero a Aparecida e participa da adoração à imagem da Virgem Maria e da missa no Santuário de Aparecida. A bordo do papamóvel, ele vai a um almoço no Seminário Bom Jesus.

        Por volta das 16h, retorna para o Rio de Janeiro, onde visita o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, na Zona Norte. A expectativa é de que o Papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que funcionará em um dos oito prédios do hospital. O local vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas, especialmente do crack.O primeiro ato central da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, às 7h30, Francisco participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica.

       Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. A região ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em janeiro. Segundo a agenda, o Papa deve realizar uma oração na pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano e oferecer um presente à comunidade. Na sequência, o Santo Padre se dirige a um campo de futebol e fazer um discurso. Nesse trajeto, pode visitar uma casa da comunidade.Após o passeio, o pontífice retorna ao Sumaré, almoça com lideranças da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Às 17h, vai à Praia de Copacabana. A expectativa é de que ele chegue ao Forte de Copacabana e depois vá até o palco montado no Leme, onde será celebrada a Festa da Acolhida. Ele fará um discurso e abençoará os jovens.

       A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja. Serão cinco escolhidos de continentes diferentes que vão se confessar com Francisco. O compromisso seguinte é no Palácio São Joaquim, na Glória, Zona Sul, residência do arcebispo do Rio, onde rezará a oração do Ângelus.Ainda no mesmo dia, entre 11h e 14h, o Papa participa de uma ação com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, encontra-se com patrocinadores da Jornada e integrantes do Comitê Organizador Local (COL) e ainda almoça com um grupo de jovens.

       Sem muito tempo para descansar, o Papa segue ao Sumaré, lá embarca no helicóptero com destino à Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra. Depois de acompanhar a vida e morte de Jesus Cristo, o pontífice volta para seus aposentos no Rio.

       No penúltimo dia da JMJ, sábado (27), a manhã começa com uma missa com bispos na Catedral Metropolitana, no Centro. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais. Em seguida, voa de helicóptero a Guaratiba, para a vigília com os peregrinos.

Despedida - De acordo com a agenda do Vaticano, no domingo (28), antes das 8h, o papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. Após a cerimônia que deve reunir 2,5 milhões de fiéis, Francisco tem um encontro com coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. Depois, ele se reúne com os 60 mil voluntários da JMJ, no Riocentro, na Zona Oeste, e dá tchau aos brasileiros na cerimônia de despedida, agendada para as 18h30.  O embarque para Roma está previsto às 19h.

domingo, 5 de maio de 2013

Selo de qualidade


Cursilhistas, não tenham medo! Vão a Missão, evangelizem os ambientes, não apenas tenham esta frase bonita nas camisetas, evangelizem!

O mundo precisa da firmeza de vocês.

Serviço, diálogo, anuncio, testemunho: Eis o selo de qualidade, garantia do autêntico evangelizador.

De modo geral, parece estar faltando um “selo de qualidade” em nosso “produto final”. Falta-lhe uma espécie de “código de barras”, a obtenção de um “ISO 9000” que indique seu grau de confiabilidade e o de quem o elaborou. Confiabilidade que lhe daria garantia de qualidade. E o que seria esse “selo de qualidade” ou esse “código de barras”? Sem dúvida, eles estariam somente no mensageiro, uma vez que a mensagem tem todas as garantias de qualidade, pois brotou dos lábios do próprio Deus! Para nossa reflexão, interessa analisar a qualidade do arauto. O produto que é a palavra, tem no infinito seu prazo de validade. Tem nos lábios e na vida de Jesus a garantia de suprema e inigualável qualidade. Seu consumo é garantido para boa saúde para aqueles que assumem o seguimento do próprio Jesus. A necessidade de um a garantia de qualidade não reside, portanto, nem no produto, nem na sua procedência  A garantia é necessária para aquele que apresenta o puro e genuíno produto final, para aquele que anuncia a Palavra. SERVIÇO, DIÁLOGO, ANUNCIO, TESTEMUNHO: eis o selo de qualidade, garantia do autentico evangelizador.

----------------------------
Por Pe. José Gilberto Beraldo
Retiro Ged Niterói 2013

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A missão começa em casa


É dentro de casa que acontece a maior expressão de convivência e de relacionamento fraterno entre as pessoas. É o ambiente familiar o local onde cada indivíduo constrói sua própria identidade, as raízes da sua personalidade e a fonte para estruturar uma melhor ou pior vida social.
No espaço da família, na casa, Deus derrama suas bênçãos, como aconteceu com Zaqueu do Evangelho, que recebeu Jesus em sua residência. Zaqueu ficou muito sensibilizado com a importante visita que quis até mudar de vida. Jesus disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa”.
Na verdade, a salvação não só entrou naquela casa, mas na vida de Zaqueu. Isto é um convite para que aconteça o mesmo em nossa vida. A mudança interior é fundamental para acontecer a missão. É a vida nova a fonte da missão e de ação transformadora.
O mesmo acontece numa eleição, quando elegemos um novo Presidente da República. Uma nova pessoa, que deve garantir esperança para todos os cidadãos. A segurança disto vem de berço, da família, da casa. Não podemos esperar muito de quem não tem. Por isto é importante conhecer a vida familiar do candidato.
É o amor de Deus que confere às pessoas o valor da dignidade para exercerem uma missão com frutos positivos. Amor que exige correspondência e opções concretas no exercício dos compromissos assumidos. Aí estão o estímulo e a força para a missão, as condições para um trabalho concreto.
O que esperamos de quem exerce uma missão é a dignidade, o equilíbrio, o respeito por tudo que ajuda a todos, o bem público etc. Só assim acontece a fertilidade da bênção de Deus. Coisa que não acontece no mundo das injustiças e desonestidades.
Com tudo isto nós conseguimos ver a importância da estrutura familiar, fato que tem sido lamentável nos últimos tempos. A sociedade não está podendo contar mais com a missão que vem de casa. A falta de estrutura familiar tem sido muito grande, deixado os filhos totalmente sem condições para uma cidadania com responsabilidade.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Dom Paulo Mendes Peixoto

quarta-feira, 1 de maio de 2013

São José Operário

A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres." 

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24).

São José Operário, rogai por nós!

sábado, 27 de abril de 2013

Tempo, uma questão de opção


Ah, o tempo! Essa coisa tão medida, tão preciosa, tão disputada, tão valiosa! O que fazer do tempo? Afinal, quem manda em quem, sou eu que mando no tempo ou ele que manda em mim? Como distinguir o senhor e o servo? Como evitar “ser tragado” por ele?
Os gregos resolveram, em parte, esse problema tão inquietante nos nossos dias. Resolveram criar duas palavras para designar dois tipos de tempo diferente. A primeira, o tempo cronos, significa o único termo que a língua portuguesa utiliza, com seus diferentes sinônimos: tempo mensurável pelo relógio e pelos astros. Esse é o tempo que nos restringe, inquieta, interpela, irrita e nunca parece bastar para fazer o que necessitamos.
A outra palavra grega para “tempo” é kairós. Este tipo de tempo é aquele que não se mede, é interior, espiritual, pleno, profundo. É pessoal, mas universal. Seu efeito atinge os que participam dele e os que lhe são indiferentes. Ao perceber isso, os cristãos dos primeiros séculos passaram a utilizar essa palavra para designar o “tempo da graça de Deus”, o kairós de Deus.
Na verdade, ambos os tipos de tempo foram criados por Deus. São, portanto, criaturas de Deus, como as nuvens, o ar, a água. Deus age em ambos e através de ambos. Quando Jesus se encarnou, ele encarnou-se no “tempo cronos”, mensurável, histórico, preciso. Entretanto, ao encarnar-se e nascer, ele transformou este tempo cronos em tempo kairós, tempo de graça, tempo da graça de Deus.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele, o Senhor do tempo, submeteu-se ao tempo cronos para transformá-lo em kairós. Obviamente, isso não é coisa de pouca monta. Trata-se da transformação da história da humanidade, a transformação de sua mentalidade humana em mentalidade divina. Diz respeito à inserção palpável do tempo kairós no tempo cronos. Com Jesus, podemos viver escravizados pelo tempo cronos ou libertos pelo tempo kairós.
Alienação? Zen? Nada disso: sabedoria. Se vivermos sabendo que Deus e, portanto, nós somos os senhores do tempo cronos, ele se transforma em kairós. Ao passar a administrar o tempo e submetê-lo a Deus, seu verdadeiro dono e criador, passo a conviver com ele como uma chance de viver para Deus, de enxergar a graça de Deus em cada minuto passado, presente ou por vir. Passo a viver o tempo kairós sem deixar de viver o tempo cronos.
Tenho 10 minutos para chegar ao trabalho, estou a 100 metros do prédio e o trânsito simplesmente não anda. Nervosismo e desespero? Jamais! O cronos foi transformado por Cristo em kairós. Ele sabe de tudo. Sabe por que o transito não anda, por que estou preso aqui e, como me ama, faz sempre o melhor para mim. Aproveito, então, o tempo que me é concedido como kairós: canto, rezo, ouço músicas ou palestras sobre o Evangelho, rezo o terço, louvo o Senhor da minha vida e do tempo.
Quando vemos o tempo como nosso senhor, como o indomável cronos, lidamos com a raiva que temos dele, lutamos contra ele o tempo todo, vemo-lo como um adversário invencível a quem, cedo ou tarde, teremos que nos submeter se quisermos ser alguém na vida.
Quando o vemos como nosso servo, um presente de Deus para melhor amá-lo e servi-lo, o tempo que percebemos é o kairós, ainda que inserido no cronos. Acolhemo-lo com alegria, enchemo-nos de gratidão para com ele que passa a ser para nós tempo da graça de Deus. Aquele tipo de tempo que a gente deseja nunca acabar: o tempo que mede o amor, a amizade, a oração, o carinho, a ternura, o dar-se ao outro por amor, a compaixão, a solidariedade, a partilha, a piedade.
Embora muitas vezes estraguemos esta percepção, o nascimento de Jesus é, essencialmente, kairós. A observação mais superficial de como o festejamos indicaria exatamente o contrário. O trânsito infernal, a lista de presentes, a preparação da ceia, a corrida para comprar o presente esquecido, a roupa que não foi passada, o sapato novo que prolonga o  martírio, a impaciência, as repetidas olhadelas para o relógio, a correria de uma residência para outra, tudo denuncia o tempo cronos, implacável e indômito senhor a nos fustigar.
Entretanto, em sua essência mais verdadeira, o Natal não deixa de ser um kairós. Um autêntico, profundo e pródigo tempo de graça, tempo da graça de Deus. Toda a graça do Deus Vivo está à nossa disposição. Nele, o Todo Poderoso, se torna um recém nascido. Nele, o Forte se torna frágil, o Rico se torna pobre, o Livre se torna dependente para que nós sejamos livres. Será que é por isso, por nossa rejeição natural a esse abaixamento de Deus, por nosso medo de participar desse tipo de graça de não “ser alguém na vida”que insistimos em abafar esse incomparável kairós, sufocando-o com o nosso cronos?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Maria Emmir Nogueira
Co-fundadora da Comunidade Shalom

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Médicos do Vaticano aprovam o segundo milagre de João Paulo II


O processo de canonização do Papa João Paulo II está procedendo a passos largos e já se fala que ele poderá ser proclamado santo no próximo mês de outubro. Na semana passada, a consulta dos médicos da Congregação das Causas dos Santos reconheceu como inexplicável uma cura de uma mulher atribuída ao bem-aventurado João Paulo II.

O possível milagre deverá ser aprovado também pela comissão de teólogos e cardeais, levando o papa polonês a ser reconhecido santo em tempo recorde, em apenas oito anos desde sua morte.

O processo é realizado em discrição. Em janeiro deste ano, o postulador da causa, monsenhor. Slawomir Oder, apresentou para um parecer preliminar uma cura milagrosa à Congregação vaticana dos Santos. Dois médicos da consulta vaticana examinaram previamente este novo caso, dando ambos um parecer favorável. Então toda a prática foi apresentada oficialmente ao dicastério, que o inseriu imediatamente na agenda dos trabalhos.

Na semana passada, houve debate de uma comissão de sete médicos e o parecer foi favorável. É evidente a vontade da Congregação para as Causas dos Santos, que tem o aval também de papa Francisco, em terminar todo o processo com a canonização do papa polonês.

Em maio, será realizada a congregação dos teólogos e dos cardeais da Congregação para as Causas dos santos e, em junho, o Consistório ordinário com a aprovação do papa.

segunda-feira, 25 de março de 2013

SEMANA SANTA

A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

DOMINGO DE RAMOS - A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor. 

2ª A 4ª FEIRAS – Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana.

Tríduo Pascal 

O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal. 

QUINTA-FEIRA SANTA - Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual.

De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma que, na nossa diocese, é realizada na noite de quarta-feira, permitindo que mais pessoas possam participar. 

Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor. 

Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração.

SEXTA-FEIRA SANTA - A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.

Na primeira parte, são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista João. São três textos muito ricos e que se completam, ressaltando a missão salvadora de Jesus Cristo.

O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas confiante. Depois segue-se o momento solene e profundo da apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos”. 

E o quarto momento é a comunhão. Todos revivem a morte do Senhor e querem receber seu corpo e sangue; é a proclamação da fé no Cristo que morreu, mas ressuscitou. 

Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver. 

Mas a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição. 

VIGÍLIA PASCAL - Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração. 

À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco


“Jesus nos ensina o outro caminho: sair para dar testemunho, sair para cuidar do próximo, sair para repartir, sair para perguntar”.
The Conclave Of Cardinals Have Elected A New Pope To Lead The World's Catholics
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, nasceu em 17 de novembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina e é agora o primeiro Papa latino e Jesuíta.
Bergoglio estudou química, mas decidiu ser sacerdote e entrou para o seminário de “Villa Devoto”. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus.
Estudou sobre a humanidade no Chile e, em 1960, voltou para Buenos Aires, onde fez licenciatura em Filosofia no colégio “Maximo San José”, na cidade de “San Miguel”. Estudou Filosofia e Teologia, tornando-se, mais tarde, professor teológico. Considerado entre muitos como um líder nato, não demorou para que a Sociedade dos Jesuítas o promovesse como provincial da Argentina.
Bergoglio foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969; em 20 de maio de 1992, João Paulo II nomeou-o Bispo Titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em junho desse mesmo ano, recebeu, na Catedral Primada, a ordenação episcopal. Foi promovido a Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires em 3 de junho de 1997.
O atual Pontífice de Roma foi criado cardeal presbítero, em 21 de fevereiro de 2001, e recebeu a barrete vermelha e o título de São Roberto Belarmino. Como purpurado, Bergoglio tornou-se conhecido pela humildade pessoal, pelo conservadorismo doutrinário e pelo compromisso com a justiça social. Um estilo de vida simples contribuiu para sua reputação de humildade. Ele morava em um pequeno apartamento, em vez de residir na residência do bispo de palaciana. Agora como Papa, Francisco residirá no Vaticano.
O Novo Papa é um dos cinco filhos de um casamento italiano de classe média, formado por Mário, um trabalhador ferroviário, e Regina Sívori, uma dona de casa.
É autor de várias obras, entre as quais “Reflexões sobre a vida apostólica”, de 1986; “Meditações para Religiosos”, de 1982, e “Reflexões de Esperança”, de 1992. É membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Família.
É apaixonado leitor de Dostoievski, Borges e autores clássicos. Gosta de tango e é aficionado por futebol.
Em contra-partida, é contra o casamento homossexual e o aborto. Durante a discussão do projeto que legalizou, na Argentina, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o agora Papa Francisco enviou uma carta de repúdio dirigida aos quatro monastérios de Buenos Aires, na qual dizia: “Não sejamos ingênuos. Não se trata de uma simples luta política; é a pretensão destrutiva ao plano de Deus”.
“Jesus nos ensina o outro caminho: sair para dar testemunho, sair para cuidar do próximo, sair para repartir, sair para perguntar”, disse Bergoglio, ainda cardeal, comparando o conceito do catolicismo com os fariseus do tempo de Jesus.
Tradução: Thais Azevedo

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz dia Internacional da Mulher

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. 
Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. 
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. 
Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe, faz crescer e protege a vida. 
Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. 
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. 
Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

A ORIGEM

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women´s Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan Pão e Rosas, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Uma "aula" com Pe. João Luiz


Aconteceu ontem (25), a primeira Escola Vivencial de 2013, cujo o tema foi "Fé e Santidade" onde nosso grande amigo e Cursilhista Pe. João Luiz falou brilhantemente sobre esse tema.

Pe. João falou também da coragem e humildade do Papa Bento XVI sobre a sua renuncia que acontecerá no dia 28 próximo.
Agradecemos aos que compareceram, aos que trouxeram as doações para os nossos Idoso do Lar da Cidinha e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que essa primeira escola vivencial acontecesse e em especial aos músicos Tonho, Dagá, Tininho, Lourdes e Newton Cortês, obrigado pela disponibilidade.
Aos que não puderam comparecer, esperamos vocês na nossa próxima escola que será no dia 18 de março.
Ao Pe. João Luiz, nosso sincero agradecimento por essa "aula" sobre Fé e Santidade, Muito Obrigado!
Em breve as fotos dessa escola Vivencial!!! 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Escola Vivencial com Pe. João Luiz

O Movimento de Cursilho de Cristandade convida a toda comunidade paroquial para participarem na próxima  
2ª feira dia 25/02/13 do reinício das suas atividades. Neste dia teremos palestra com o Pe. JOÃO LUIZ com o tema FÉ E SANTIDADE. Pedimos aos que puderem que levem fraldas geriátricas, material de higiene pessoal e limpeza que serão doados para os nossos irmãos da MELHOR IDADE do ASILO LAR DA CIDINHA. Teremos ainda outras novidades. Participem

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Espaço Semana Missionária


               No domingo, dia 27, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção inaugurou, no pátio da Igreja Matriz Auxiliar, o Espaço Semana Missionária. Com a exibição de vídeos da JMJ, música ao vivo e depoimento de nosso Arcebispo Emérito Dom Alano, o evento foi um sucesso, alcançando o seu objetivo principal: mobilizar a paróquia para a Semana Missionária.
O espaço dispõe de um mural, balcão de informações, inscrição para voluntários e hospedagem, espaço para fotos, distribuição de material promocional.
A iniciativa tem como objetivo ser a principal ferramenta de divulgação da Semana Missionária e da JMJ na paróquia, além de ponto de encontro de toda juventude, através da realização de diferentes atividades ao longo dessas 25 semanas.
Chama a atenção no espaço o mural confeccionado pelo Setor Juventude da Paróquia, com as cores da Jornada. Ali estão todas as informações e notícias da Semana Missionária, além de agenda do setor e fotos dos eventos.
Desde o início a ideia foi preparar um espaço para divulgação da Semana Missionária, sem perder as cores e alegria da juventude. Com a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude, 2013 é o nosso ano - afirmou Nycole Niebus, uma das responsáveis pela montagem do mural e do Espaço Semana Missionária.
O Espaço Semana Missionária funcionará em todos os finais de semana que antecedem a JMJ.

em breve teremos a programação completa dos eventos.