terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Escola Vivencial - "A Evangelização no mundo contemporâneo"

Aconteceu na noite de, 18 de fevereiro, no Salão Paroquial da paróquia Nossa Senhora da Assunção, a primeira  Escola  Vivencial abrindo as atividades do Movimento de Cursilhos de Cristandade no ano de 2019, e também foi anunciada a nova coordenação, 2019/2021 e toda sua executiva e equipe de trabalho.

Após uma calorosa acolhida e um animado louvor, o nosso irmão cursilhista Tiago Paulo abordou o tema "A Evangelização no mundo contemporâneo",

tendo como base a célebre Exortação Apostólica A Evangelização no Mundo Contemporâneo (Evangelii Nuntiandi), que o Papa João Paulo II chama de Carta Magna da Evangelização, e a indica como referência fundamental para a Nova Evangelização a que ele está conclamando a Igreja em vista da chegada do terceiro milênio,

Tiago enfatizou a necessidade, o sentido, a importância de buscarmos essa evangelização no mundo contemporâneo conforme os ensinamentos de Deus e nossa vivência e atitudes como cristão. E deixou claro que a nossa evangelização tem que ser diária!

"Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização!" (EG83)

O Papa Paulo VI diz: “Evangelizar, constitui de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na Santa Missa, que é o memorial da sua Morte e Ressurreição.” (EN, 14).

É imprescindível que cada pessoa compromissada com a evangelização estude essa Carta.

Se a Igreja deixar de evangelizar ela deixa de ser a Igreja, como Cristo a quis. Explica bem isto a Ad Gentes:

“A Igreja peregrina é por sua natureza missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai.” (AG, 2).

A Igreja é essencialmente missionária. Cristo a instituiu para evangelizar:
“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos […].” (Mt 28, 19-20).

A evangelização é portanto a missão de cada batizado.

É dever do cristão anunciar a boa nova, anunciar o Cristo vivo e testemunhando a alegria de Cristo em sua vida, com a oração, com a leitura da Palavra, mudança de comportamento.

Ter a coragem de em um mundo cheio de verdades e conceitos egocêntricos anunciar a única verdade que é nosso Senhor Jesus Cristo.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6) 

“Anunciar o Evangelho não é glória para mim, é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho! Se o fizesse de minha iniciativa, mereceria recompensa. Se o faço independentemente de minha vontade, é uma missão que me foi imposta.” (1Cor 9, 16-17).

Foi um momento de muita alegria em rever os amigos, partilhar a palavra, louvar e fazer nossa oração junto à comunidade cristã, traçando objetivos para o ano de 2019.

Você, cursilhista que não pôde comparecer, esperamos encontrar contigo em nosso próximo encontro, pois, você é amado e também uma razão maior do nosso trabalho! 

Parabéns a toda coordenação do MCC - Setor Cabo Frio.

Viva a Vida!
Faça o mundo ficar mais bonito em seu coração!
Saudações Decolores!


Confira algumas fotos:
(clique nas fotos para aumentá-las)



 


  












São Paulo apóstolo, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário